Administração, Fiscal Tributária - 09/08/2013
Saiba como se prevenir contra o SPED
Cada vez mais as empresas correm o risco de autuações devido à automatização do governo com os SPEDs.

A Validação SPED digital dá a sua empresa certeza das informações que você está enviando ao fisco. Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
- Iniciou-se com três grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e. Atualmente em produção o projeto EFD Contribuições, e-Lalur, EFD-Social e em estudo a Central de Balanços;
- Representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal;
- Mantém parceria com 20 instituições, entre órgãos públicos, conselho de classe, associações e entidades civis, na construção conjunta do projeto;
- Firma Protocolos de Cooperação com 27 empresas do setor privado, participantes do projeto-piloto, objetivando o desenvolvimento e o disciplinamento dos trabalhos conjuntos;
- Possibilita, com as parcerias fisco-empresas, planejamento e identificação de soluções antecipadas no cumprimento das obrigações acessórias, em face às exigências a serem requeridas pelas administrações tributárias;
- Faz com que a efetiva participação dos contribuintes na definição dos meios de atendimento às obrigações tributárias acessórias exigidas pela legislação tributária contribua para aprimorar esses mecanismos e confira a esses instrumentos maior grau de legitimidade social;
- Estabelece um novo tipo de relacionamento, baseado na transparência mútua, com reflexos positivos para toda a sociedade.
Soluções de validação SPED que oferecem auditoria
Para facilitar a vida dos empresários já existem soluções de validação SPED no mercado que oferecem auditoria nesses arquivos antes do envio para o Fisco. Para uma aderência segura e sustentável de informações ao formato digital recomenda-se a realização de uma auditoria preventiva de conteúdos dos arquivos digitais exigidos pelo SPED. Soluções como essa podem ser encontradas facilmente e por isso aqui fica um alerta: não adianta contratar apenas a verificação das informações. Busquem empresas especializadas nas ferramentas, mas que também possuam, acima de tudo, expertise para oferecerem a correta interpretação das inconsistências que sejam identificadas na auditoria e que poderão auxiliar nas necessárias correções.
Validação SPED digital de cortesia
O Grupo Skill em parceria com a Projeto DSD Consultores está oferecendo uma validação SPED digital de cortesia (código MKT 1979). Mais detalhes com a Srta. Maiara Matos: maiara.matos@gruposkill.com.br (11) 5574-7770
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