top of page
Group 212.png

Blog DSD

Olhar Empreendedor – Como ter uma visão completa das finanças

Apenas decisões embasadas na visão completa das finanças podem garantir a liquidez da empresa.


Você já reparou que o nosso modo de olhar muda de acordo com a situação? O mesmo objeto pode ser visto de formas diferentes se a pessoa observar por vários ângulos. E isso também acontece no mundo empresarial. Existe, então, uma forma certa de olhar para a empresa a fim de ter uma visão completa das finanças?


Um empresário tem um negócio gerando lucro, vendas em alta, clientes satisfeitos e, de repente, começa a faltar dinheiro no caixa. Acontece uma vez, no mês seguinte acontece duas vezes e depois começa a aumentar, sem que ele saiba o que está ocorrendo. Embora ele não tenha deixado de olhar para a empresa, ficou uma lacuna entre as duas situações. O que houve?


Seu negócio realmente tinha tudo para dar certo, as mercadorias eram boas, tinha clientela cativa, costumava fechar ótimos negócios… A princípio estava tudo perfeito! Porém, quando a falta de dinheiro no caixa passou a ser recorrente, o empresário percebeu que o seu posto de observação estava mal posicionado. Do ângulo em que ele estava, via uma empresa funcionando, porém tinha uma visão superficial, portanto não conseguia entender a origem do problema, a falta de liquidez.


A visão superficial maquiava a quebra da empresa


Sem olhar os números do negócio, não conseguia ter uma visão completa das finanças da empresa. Assim, não percebeu que a grande parte das vendas era parcelada e nem sempre o dinheiro entrava a tempo de efetuar os pagamentos.


Outro ponto que não era observado eram as altas compras feitas para o estoque e, na sua maioria, para mercadorias que demoravam para vender. Como todo mês tinha momentos em que era preciso recorrer a empréstimos e antecipações, o valor dos juros pagos para esta operação foi aumentando até ficar maior que o lucro gerado pelo negócio.


Agora o empresário via sua empresa como um desafio a ser enfrentado. Ainda era um olhar superficial, mas saiu em busca de um ponto de observação que o permitisse enxergar o todo para avaliar e entender o que estava ocorrendo. Foi quando resolveu subir em uma montanha mais alta que a da sua empresa e pegar seu binóculo do Fluxo de Caixa. Dali ele teve uma visão ampla e pode focalizar em cada departamento que precisava ser analisado.


O Fluxo de Caixa proporciona uma visão completa das finanças


O Fluxo de Caixa é capaz de mostrar um quadro mais completo do negócio e tem “binóculos” que mostram detalhes de seu funcionamento, primordiais para as tomadas de decisões. Por este ponto de observação o empresário tem condições de projetar a estimativa das entradas e saídas de dinheiro para os próximos meses e, em consequência, avaliar a geração de liquidez da empresa.


Além disso, pode se organizar e avaliar os pagamentos feitos diariamente através da análise do previsto x realizado de cada conta. Portanto, para alcançar o sucesso é necessário olhar fundo nos olhos do empreendimento, enxergar seu interior e, com decisões embasadas na visão completa das finanças, provocar transformações.


Imagem de Matt Hardy por Pexels.


Comentarios


bottom of page