Logo Projeto DSD Consultores

Administração, Finanças, Fluxo de Caixa - 09/08/2019

Mentoria financeira: Pare de perder dinheiro!

É preciso fazer uma análise realista dos números do negócio para encontrar a solução do problema financeiro.

A empresa vende bem, tem lucro, mas a falta de dinheiro para as contas do dia a dia é recorrente… Como isso é possível? A resposta está na administração gerencial do negócio (o que realmente entrou e saiu, quando, como e porque). Pois é preciso fazer uma análise realista dos números do negócio para encontrar a solução do problema financeiro. Seja por conta própria ou com o auxílio de uma mentoria financeira.

Identifique a raiz do problema financeiro

Primeiro é necessário descobrir onde está o dinheiro do negócio. Porque, se a empresa tem lucro, o dinheiro que falta na hora dos pagamentos está “escondido” em algum lugar. Sendo que, se não for identificado e direcionado ao lugar certo, a empresa continuará com problemas de falta de liquidez.

Então é preciso analisar a estrutura financeira da empresa e definir um plano de contas gerencial. Neste plano de contas deve constar todas as transações financeiras realizadas e previstas, em cada tipo de conta do negócio. Ou seja: gastos relacionados ao custo, despesas fixas, despesas variáveis e considerando os prazos médios de pagamentos e recebimentos.

Com isso você já terá uma visão clara do percurso do dinheiro do negócio, conseguindo enxergar se as datas de pagamento e recebimento precisam de ajustes, se o gasto com o abastecimento do estoque está superior à demanda, se os empréstimos e desmobilizações dão a falsa impressão de que a empresa tem dinheiro disponível no caixa… Pois o problema, quando identificado, já traz consigo o caminho da solução.

Implante os controles financeiros básicos

Para viabilizar toda esta definição e análise, é preciso implantar um Fluxo de Caixa com um plano de contas gerencial. O Fluxo de Caixa Online é a ferramenta mais indicada, visto que tornará este trabalho simples, prático e dinâmico, já que deverá entrar na rotina diária do seu financeiro.

Também é importante implantar o DRE e o Balancete, bem como elaborar o Planejamento Orçamentário, a análise por Margem de Contribuição e avaliação das divídas. Pois dessa forma você terá o cenário financeiro da empresa completo para acertar nas decisões no negócio.

Aproveite as facilidades da consultoria financeira

Mas como colocar tudo isso em prática? Essas medidas podem ser implantadas a partir do aprendizado dos conceitos básicos de finanças e dedicação ao seu departamento financeiro. Porém, levando em conta que os empreendedores precisam dedicar muito do seu tempo no próprio negócio, e que um simples erro de interpretação dos números pode fazer a empresa perder dinheiro, recomendamos buscar orientação através de uma mentoria financeira.

Porque, em vez de aprender e aplicar tudo sozinho, sem a certeza de estar no caminho certo, as soluções serão desenvolvidas em conjunto com a empresa e a execução será avaliada em reuniões periódicas com a direção.

É assim que a Projeto DSD Consultores vem ajudando centenas de empreendedores a nunca mais perder dinheiro no negócio!

Portanto, se a sua empresa estiver no vermelho, correndo o risco de quebrar, não desanime e não desista deste empreendimento. Tem solução e ao seu alcance!

E, para isso, você pode contar com a mentoria financeira da Projeto DSD, que tem como propósito: Educar para buscar a simplificação na forma de gerir finanças.

Então acredite em seu sonho, olhe para os números do seu negócio e faça acontecer!

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.