Geral - 23/02/2011
Por que não está funcionando?
A falta de conhecimento especializado no ambiente da internet dificulta a criação de sites que funcionem.

Muitas empresas, ao executar projetos de desenvolvimento de sites e sistemas web, arcam com pesados investimentos e veem seus projetos fracassar, estourando prazos, custos e, o que é muito pior, entregando produtos de péssima qualidade. A web está cheia de sites ruins. Chatos, difíceis de navegar, pesados, desenhados ora como se fossem panfletos impressos, ora como se fossem telas de um sistema de gestão.
Por que é tão difícil construir um site que as pessoas queiram e consigam usar? E por que parece impossível fazer a tecnologia simplesmente funcionar?
Principais erros cometidos ao executar projetos na internet
Acreditamos que o problema é causado pela falta de conhecimento especializado no ambiente da internet e em como desenvolver para ela. Os erros comumente cometidos são:
1. Equipes especialistas isoladas.O profissional que desenha o site está numa agência, num time de designers, o que executa a programação está numa consultoria, num time de programadores, o que fornece a infraestrutura para o trabalho de ambos está num provedor de hospedagem. Não estão de verdade trabalhando juntos e nenhum deles está ao lado do cliente.
2. Falta de conhecimento do que é a web, do que é ou não possível fazer e quais as melhores práticas nesse ambiente. A web representa todo um novo conjunto de desafios e colocar num projeto designers gráficos com experiência e bagagem técnica apenas de impressos, programadores acostumados a desenvolver enfadonhos sistemas de gestão, gerentes que nem estão no Facebook e no Twitter e técnicos acostumados a fornecer infraestrutura apenas para aplicações corporativas é a receita certa do fracasso. Para o projeto de um site é preciso um time de profissionais de todas essas áreas, mas eles precisam ter conhecimento e experiência em web.
3. Gestão convencional não leva a projetos inovadores. Se você quer inovar, precisa começar pela gestão. O modelo convencional de desenvolvimento de software é baseado em projetos de escopo fechado, em que tudo precisa ser desenhado e especificado antes do início do projeto. O problema é que é muito difícil descrever efetivamente um produto de web sem construir nada. Isso obriga o cliente a assinar documentos de escopo praticamente impossíveis de se entender e invariavelmente leva a situações em que parece que os desenvolvedores estão trabalhando contra o cliente, e não a favor do produto.
4. Tecnologia antiquada. A web é construída sobre um conjunto de novas tecnologias, ao qual os grandes fornecedores de ferramentas de desenvolvimento de software ainda estão se adaptando. E a web evolui mais rápido do que a maioria do mercado consegue acompanhar. É difícil imaginar que a mesma plataforma de software que atende muito bem domínios específicos do negócio será adequada para a construção de sites.
A solução inclui a criação de times multidisciplinares autônomos, com profundo conhecimento de web, trabalhando fisicamente juntos em projetos de escopo flexível, geridos por metodologias ágeis e usando tecnologia inovadora.
Élcio Ferreira