Projeto DSD Consultores

Brasil, Finanças, Fiscal Tributária - 18/12/2015

Vamos salvar o Papai Noel

Não se deixe abater pelas preocupações com a crise e aproveite as oportunidades com atitude empreendedora.

Durante o ano de 2015 eu contei várias histórias de empreendedores que enfrentaram dificuldades financeiras em sua empresa por uma série de fatores relacionados à crise, a começar pela situação fiscal desfavorável do país e por uma política em que o governo não sabe quem é governo ou oposição. Porém, embora cada história tivesse a sua peculiaridade, sempre mostrei que existia um caminho para o empreendedor controlar o seu negócio, ainda que ele tivesse dificuldade para encontrá-lo.

Mas o ano passou, a situação do país piorou e, com tudo conspirando para o aumento da crise, a maioria das pessoas estão desmotivadas e desesperançosas, tornando este final de ano um dos mais apagados dos últimos tempos. De repente, em uma época onde as pessoas trocam presentes, enfeitam casas e ruas e são contagiadas pelo alegre espírito natalino, nem parece que é Natal! É como se o Papai Noel tivesse sofrido um impeachment, acusado de infringir os seus deveres funcionais.

Em lugar das notícias natalinas e das mensagens de incentivo para o ano que se aproxima, só lemos, ouvimos e falamos sobre o aumento da inflação, dos juros, da inadimplência, da corrupção e do desemprego. Com este cenário de desalento, não é de se estranhar que a falta de esperança e de futuro esteja acabando com a confiança dos empreendedores e consumidores em todo o país.

Entretanto, as pessoas estão se esquecendo que por mais que a situação esteja difícil, sempre há uma solução e uma oportunidade à disposição daqueles que não se permitem contaminar pelo desânimo e falta de coragem de prosseguir. Em um momento como este, ficar sentado esperando a crise passar e os problemas se resolverem é condenar sua empresa e seus sonhos ao fracasso.

Toda crise é repleta de oportunidades! Empreendedorismo não combina com medo, mas com atitude. Portanto, levante a cabeça e olhe para a frente, pois você tem um futuro a preparar: o seu.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

mautic is open source marketing automation