Projeto DSD Consultores

Administração, Finanças, Fluxo de Caixa, Geral - 14/05/2015

Todo cuidado é pouco

Ao abrir uma empresa, estude o mercado e a concorrência, faça um planejamento orçamentário e estipule controles.

Quando alguém me pergunta o que é preciso saber antes de abrir uma empresa, eu falo sobre a importância de avaliar o mercado, a concorrência, definir os fornecedores, fazer um planejamento financeiro, estruturar a comunicação, pensar na marca, saber qual é o perfil dos colaboradores e realizar ações adequadas ao perfil do seu negócio. Se houver falha em alguma etapa, todo o projeto fica comprometido.

Antônio é um desses empresários que sentiu no bolso as conseqüências de começar um negócio sem se preparar adequadamente. Nascido em uma família de classe média, foi criado sem luxo, porém com recursos suficientes para futuramente conseguir investir em seu próprio negócio. Apaixonado por automóveis, sonhava em ter uma loja de auto peças e ganhar muito dinheiro neste ramo. Mas quando finalmente chegou o momento de colocar seus planos em prática, ele percebeu que não seria tão fácil quanto havia imaginado.

Tudo começou quando Antônio recebeu o dinheiro que seu pai havia disponibilizado para que pudesse montar sua loja. O valor não era alto, mas suficiente para abrir um estabelecimento pequeno. Empolgado com o sucesso que esperava alcançar, decidiu fazer um empréstimo bancário para conseguir alugar um espaço maior do que o previsto em orçamento, encher o estoque e contratar uma equipe de funcionários.

No dia da inauguração, a loja estava bem organizada, chamativa, com produtos e mão-de-obra de qualidade. Estava tudo tão impecável que o estabelecimento se destacava em todo o comércio da rua. Entretanto, após um período, Antônio percebeu que apesar de ter conquistado alguns bons clientes, as vendas estavam escassas.

O tempo foi passando e a sua dívida com o banco tornava-se cada vez maior. Com as vendas em baixa, era comum ter mais saída do que entrada de dinheiro. A quantidade de clientes na loja oscilava a cada mês, aumentando de vez em quando, o que alimentava as esperanças de Antônio quanto ao fortalecimento do negócio, mas o saldo final do mês em seu Fluxo de Caixa acabava sempre negativo.

Intrigado com o movimento de clientes abaixo do esperado em sua loja e preocupado com as contas que não paravam de chegar, passou a observar os concorrentes da região para tentar entender onde estava errando. Então viu que as outras lojas do bairro eram bem mais simples e estavam sempre cheias, o que o surpreendeu bastante.

Na semana seguinte comentou com um amigo que sugeriu que ele analisasse não apenas a concorrência, mas o perfil dos consumidores da região. Foi quando Antônio se deu conta de que aquele era um bairro comercial afastado do Centro e freqüentado por pessoas com um poder aquisitivo relativamente baixo. Como a sua loja era muito sofisticada, espantava as pessoas que procuravam peças a um baixo custo.

Consequentemente, Antônio perdia vendas para os concorrentes do bairro, que também ofereciam qualidade, mas tinham uma estrutura menor e preços mais convidativos.

Tenha cautela ao abrir uma empresa

Por não estudar o mercado e a concorrência, superestimar o seu público, fugir do orçamento inicial e não controlar o seu Fluxo de Caixa, Antônio precisou resolver um emaranhado de problemas financeiros e administrativos para salvar o seu negócio.

O ideal é que o planejamento e os controles sejam estabelecidos ainda no início. Mas se você, assim como Antônio, começou seu negócio sem se atentar a essas importantes questões e hoje enfrenta problemas financeiros por causa disso, saiba que sempre é tempo de conhecer os números do seu negócio, assumir o controle e reverter a situação. Portanto, não perca mais dinheiro! Informe-se, planeje, execute e se surpreenda com os resultados que obterá.

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Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

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