Projeto DSD Consultores

Fiscal Tributária - 14/01/2011

Receita Federal inicia investigações dos grandes contribuintes

Cerca de 300 grandes contribuintes estão sob suspeita de sonegação de impostos em Belo Horizonte.

O Fisco está com garras afiadas e não dá moleza para os contribuintes. Bem armado, o Leão fica de olho nos contribuintes com a criação de delegacias de fiscalização.

Isso porque a Receita Federal está investigando as declarações de patrimônio e movimentação financeira de cerca de 300 grandes contribuintes sob suspeita de sonegação de impostos, como parte da primeira etapa do trabalho da Demac – Delegacia Especial de Maiores Contribuintes, inaugurada em Belo Horizonte.

Uma equipe de auditores fiscais e tributários altamente especializados está na operação para detectar irregularidades cometidas contra o leão por grandes donos de fortunas, empresários, aplicadores de peso no mercado financeiro e em instituições no exterior.

Os primeiros a serem investigados serão os mineiros, que representam algo em torno de 6% das primeiras 5.140 pessoas selecionadas pelo Fisco como alvo de fiscalização por terem sinais de riqueza e indícios de sonegação.

A maior parte do grupo a ser fiscalizado é de contribuintes de São Paulo, que gira em torno de 40%, ficando em segundo lugar o Rio de Janeiro, entre 15% e 20% e em quarto ou quinto lugar o Estado de Minas Gerais.

Com abrangência nacional, os trabalhos dessa nova delegacia serão realizados por 90 funcionários, sendo 2 equipes de fiscalização na capital mineira e um grupo de seleção e acompanhamento, do qual farão parte 38 auditores de outros estados, que farão atuação remota.

Indícios de sonegação

Entre os indícios de sonegação que têm chamado atenção dos auditores estão a simulação de vendas, distribuição de lucros sem lastro na contabilidade da empresa do contribuinte, interposição de pessoas que atuam, de fato, como laranjas em negociações e posse de ativos e simulação de doações para evitar apuração de ganhos de capital.


Fonte: Grupo SKILL

www.gruposkill.com.br




Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

mautic is open source marketing automation