Projeto DSD Consultores

Geral - 23/02/2011

Um novo mundo

Um site na web é, ao mesmo tempo, uma peça de comunicação e um produto de software.

A internet comercial chegou ao Brasil há cerca de 15 anos. É muito pouco tempo. Dada a escassez de conhecimento especializado, muitas empresas executam projetos de web seguindo metodologias criadas para outros meios. Boa parte desses projetos falha estrondosamente. A outra parte é concluída, mas o produto publicado é uma sombra do que deveria ser.

Em primeiro lugar, a web é um ambiente que mistura características de duas áreas que, antes da internet, evoluíam de maneiras bem distintas. Um site na web é, ao mesmo, uma peça de comunicação e um produto de software.

Usar na web os modelos de trabalhos consagrados ao se produzir peças de comunicação para outros meios vai levá-lo a ter um site desenhado como se não fosse software. Embora possa ter um visual impactante, o desenho despreocupado com a tecnologia geralmente entrega um projeto quase impossível de construir, difícil de usar e de qualidade técnica no mínimo questionável.

O processo baseado em briefing, criação, aprovação da peça e produção, consagrado na publicidade, não leva em conta as necessidades de desenvolvimento de software. E um site na web é um software, e é preciso que ele funcione, e bem.

Por outro lado, os processos formais de desenvolvimento de software são, na mesma medida, inadequados para a web, e aplicá-los ao desenvolvimento de site vai lhe dar um produto chato, que funciona, mas que ninguém sabe ou quer usar.

Isso funcionava razoavelmente bem quando sua empresa desenvolvia software para seus funcionários, porque eles são obrigados a usá-lo. Mas quando você tem consumidores que podem escolher entre seu site e do concorrente com um clique, seu site não pode ser entediante.

Como desenvolver um site atraente e funcional?

A resposta mais comum a esse desafio tem sido de alguma forma misturar os dois modelos. De maneira geral, as grandes empresas contratam agências de comunicação para desenhar seus sites e empresas de desenvolvimento para implementá-los. Embora esse modelo entregue algum produto, lhes dá o pior de dois mundos. Você tem dois times isolados, com conhecimentos de áreas diametralmente opostas, tentando construir um produto juntos. Como resultado, geralmente isso nos dá um site desenhado sem levar em conta o que é possível e desejável no desenvolvimento para a web, e cuja implementação não orgulha nem os próprios desenvolvedores.

Por fim, o desafio não se apresenta apenas para os profissionais que executarão o projeto mas, em maior ou menor grau, a todos os envolvidos. Do cliente, ao tomar decisões sobre o produto a ser desenvolvido, à equipe de infraestrutura de tecnologia, que deve fornecer condições especiais para a execução desse projeto, todos, incluindo o gerente do projeto, vão precisar de um pouco de conhecimento específico sobre a web e vão ter que trabalhar de maneira diferente do que fazem num projeto de produto para outra mídia.

Visie – Padrões Web

Élcio Ferreira

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

mautic is open source marketing automation