Logo Projeto DSD Consultores

Administração, Finanças, Fluxo de Caixa, Planejamento - 17/05/2019

Situações no dia a dia que comprometem a saúde financeira do negócio

Para impedir que a empresa continue perdendo dinheiro, é preciso rever conceitos, identificar as causas e agir rapidamente.

No dia a dia de uma empresa existem algumas situações que demonstram falhas na gestão e podem comprometer diretamente a saúde financeira do negócio. É importante estar atento a esses sinais, pois eles indicam que é preciso rever certos conceitos de finanças e agir rapidamente para impedir que a empresa continue perdendo dinheiro.

O negócio gera lucro, mas falta dinheiro em caixa

Um dos principais sinais de que algo não está bem em seu negócio é a frequente falta de dinheiro para pagar as contas. Muitos se iludem com o valor do fechamento das vendas e não se atentam às datas de recebimento desse dinheiro. Porém, em vendas a prazo, por exemplo, isso acontece somente nos meses seguintes.

Essas pessoas consideram apenas o lucro calculado contabilmente e não percebem que podem quebrar por falta de liquidez. Na teoria a empresa tem dinheiro, mas na prática o caixa continua vazio. Conseqüentemente, na hora de pagar as contas falta dinheiro e é preciso recorrer a terceiros.

Quando isso se torna uma constante, a empresa alimenta o crescimento de uma nova conta: a dos juros de cheque especial e empréstimos. Se essa questão não for resolvida a tempo, esse “dinheiro fabricado” pode criar um sério problema financeiro para a empresa.

O aumento das vendas piora a situação

Quando o empresário percebe que está em crise, geralmente tende a pressionar a sua equipe a vender mais, a qualquer preço. Ele imagina que com o aumento das vendas terá mais dinheiro para pagar as contas e se esquece que as despesas variáveis e o custo acompanham esse crescimento. Portanto, se mantiver as mesmas condições de venda, conseguirá apenas acelerar a quebra de sua empresa.

É necessário avaliar a margem bruta (preço – custo). Não adianta apenas medir o resultado das vendas pelo seu valor, pois alguns produtos têm uma margem muito pequena. Portanto, o caminho não é aumentar a quantidade de produtos vendidos, mas vender produtos com maior margem bruta e estocar somente os que tiverem mais giro.

O segredo para a saúde financeira do negócio

Para aumentar o lucro da empresa, é necessário identificar quais são os produtos, serviços ou mercadorias que geram mais margem de contribuição e estabelecer estratégias para aumentar as vendas desses produtos. Crie metas para a sua equipe de vendas a partir da margem de contribuição!

Para tanto, é imprescindível conhecer os números do seu negócio. Não basta saber o que a contabilidade calculou, é necessário fazer um acompanhamento diário de toda a movimentação do caixa, pois a contabilidade apresenta uma visão de passado e o Fluxo de Caixa mostra uma visão de futuro. Esse é o segredo para assumir o controle da sua empresa e construir um futuro promissor, garantindo a saúde financeira do negócio.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.