Projeto DSD Consultores

Fiscal Tributária - 16/06/2011

Receita investe em fiscalização

As empresas devem se preparar para uma fiscalização mais intensa por parte da Receita Federal.

Tendo em vista a intensificação da fiscalização por parte da Receita Federal, a empresa deve redobrar a atenção aos controles internos, investir em profissionais qualificados e repensar a contabilidade como instrumento de gestão.

É preciso estar atento às normas internacionais de contabilidade, que se fazem cada vez mais importantes e presentes no cotidiano das organizações. Deve-se considerar a contabilidade com o conjunto da organização e não apenas um departamento isolado.

Com a modernização eletrônica pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), investimentos em tecnologia se desenvolveram em grande escala para que não seja mais necessária a fiscalização presencial, mesmo em pequenas empresas.

Projeto de fiscalização pelo SPED

Um dos projetos do SPED é a EFD – Pis/Cofins que visa dificultar o uso de qualquer crédito originado de operações não previstas expressamente em lei ou Instrução Normativa da Receita Federal, a qual abrange os três setores da economia brasileira – indústria, comércio e de serviços.

As inclusões de ferramentas de fiscalização digital geram muita expectativa com relação à revisão de obrigações acessórias, muitas vezes redundantes entre si, como é o caso da EFD – Pis e Cofins com relação ao Dacon (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais). Entretanto, as novas obrigações são apenas somadas às declarações convencionais, numa tentativa do Governo de reduzir a informalidade no país. A partir do cruzamento cada vez maior de informações, o informal não tem alternativa a não ser a regularização da empresa.

Qualquer que seja o tamanho da empresa, ela deve competir em uma esfera global e se preparar para o uso de novas ferramentas uma vez que a Receita Federal está cada vez mais atenta aos dribles fraudulentos.

Fonte: Grupo SKILL

www.gruposkill.com.br

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

mautic is open source marketing automation