MenuProjeto DSD Consultores

Administração - 06/12/2011

Qual a diferença entre empresário e empreendedor

O empresário gerencia recursos e o empreendedor constrói algo de valor a partir de praticamente nada.

O desafio do empresário é ter espiríto de servir, vontade para resolver problemas de pessoas, gerenciar recursos e buscar como resultado o lucro, a liquidez e o crescimento sustentável da empresa. Mas não aprendemos a lidar com gestão de negócios na escola e ficamos sujeitos àquela antiga forma de aprender: por tentativa e erro.

O desafio do empreendedor é transformar seu sonho em realidade, construir algo de valor para as pessoas a partir de praticamente nada. Entretanto, para ser empreendedor não precisa abrir uma empresa. Uma pessoa pode ser empreendedora independente do campo em que atue, um médico, uma secretária, um produtor rural, um professor, um industriário. Basta ter iniciativa e não fazer apenas o dia a dia, procurar oportunidades, contribuir com ideias e projetos inovadores, com o objetivo de oferecer alguma coisa boa para os outros.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.