Projeto DSD Consultores

Geral - 11/12/2009

Precificação

Para definir o preço dos produtos e serviços é necessário considerar os aspectos financeiro e mercadológico.

3 – Como fazer a precificação dos produtos e serviços?

O valor correto do preço de venda é conseqüência de 02 aspectos avaliados durante a precificação:

  1. Financeiro (interno) – que deverá cobrir o custo da mercadoria/produto ou serviço, as despesas de vendas (impostos, comissões etc.), as despesas administrativas (aluguel, telefone, salário, pró-labore, contador, depreciação, etc.), as despesas financeiras (bancos) para gerar o lucro líquido. É fundamental que todas as informações financeiras sejam confiáveis.
  2. Mercadológico (externo) – o preço praticado deverá estar próximo dos concorrentes diretos e você deve saber mais sobre o perfil dos seus clientes.
Preço de venda Custo de aquisição (sem ICMS)100% – (% Desp. Vendas + % Desp. Adm. + % Desp. Financ. + % Lucro Líquido)
Preço de Venda Custo do Produto Fabricado (Insumo + Mão de Obra)100% – (% Desp. Vendas + % Desp. Adm. + % Desp. Financ. + % Lucro Líquido)
Preço de Venda Custo de Serviço (Material + Horas trabalhadas)100% – (% Desp. Vendas + % Desp. Adm. + % Desp. Financ. + % Lucro Líquido)

Caso o preço de mercado seja menor do que o preço calculado, a empresa deverá desenvolver alguma ação para diminuir os seus custos ou despesas, ou então aceitar um lucro líquido menor.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

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