Fluxo de Caixa: uma visão gerencial do negócio
Um empresário gerava lucro em seu negócio, vendia bem, mas sofria constantemente com a falta de dinheiro para pagar as contas no dia a dia. A cada mês o buraco no caixa ficava maior, então ele resolveu aumentar a receita dando desconto no preço de venda e aumentando os prazos de pagamento.
Para dar suporte a esta estratégia, ele começou a comprar mercadoria para o estoque sem critério e gastou um dinheiro que a empresa não tinha para pagamento de fornecedores, sendo necessário utilizar cheque especial e empréstimos, gerando mais despesa financeira.
O que ele não conseguia entender é que, nesta situação, haveria a necessidade de capital de giro, porque a falta de dinheiro no caixa entra em um círculo vicioso onde se faz dívida para pagar dívida, aumentando os juros e dificultando a sustentabilidade do negócio.
Constantemente eu vejo empresários nesta situação e me entristeço com o enorme número de empresas que quebram nos primeiros anos de existência por não identificar os problemas de gestão de Fluxo de Caixa. Foi pensando nisso que eu gravei o vídeo abaixo.
Aprenda mais
Para você entender melhor como o Fluxo de Caixa funciona, preparamos um curso cheio de dicas, experiências de empresas reais com soluções simples e práticas para você aplicar imediatamente no dia a dia da sua empresa.
Quero saber mais sobre o curso