Projeto DSD Consultores

Finanças - 27/05/2012

Porque as empresas passam por dificuldades

Entender a origem dos erros cometidos é primordial para o empreendedor resolver os problemas do seu negócio.

Muitos empreendedores ficam tentando buscar algumas respostas (pulo do gato) para ter um negócio bem sucedido. Os problemas de gestão, na sua grande maioria, são os mesmos e por vezes parecem intransponíveis. É necessário compreender que não somos limitados pela concorrência ou mercado e sim por não entender a origem dos erros cometidos.

A raiz da gestão é que na escola ensinam a repetir fórmulas e as informações transmitidas têm como foco o passado, quando elas deveriam ajudar as pessoas a descobrir o que elas têm prazer de fazer, o que querem de verdade. Na falta desta situação a única alternativa que sobra para as pessoas é ficarem sujeitas àquela antiga forma de aprender por tentativa de erro e acerto, no entanto, tudo que as pessoas precisam é buscar uma nova forma de pensar, agir, medir, avaliar e padronizar.

Algumas dicas para ter um negócio bem sucedido:

  1. Procure saber quem realmente você é, onde está atualmente, aonde pretende chegar e em que espaço de tempo;
  2. Conheça as regras antes de entrar no jogo;
  3. Levante os pontos fortes e fracos de seus concorrentes;
  4. Não abra um negócio sem montar um plano de negócios para avaliar com detalhes a viabilidade da sua ideia;
  5. Defina qual é o negócio da empresa e compartilhe como todos da equipe;
  6. O principal objetivo de uma empresa é saber escutar e servir as pessoas na busca de uma solução adequada para um (a) necessidade, desejo ou problema;
  7. Esteja preparado para correr riscos e, se for necessário, tentar um novo caminho;
  8. Estabeleça diretrizes (objetivo + valor + tempo + método);
  9. Busque fazer as coisas de maneira simples e efetiva, tenha foco;
  10. A decisão da solução mais adequada tem como premissas: levantamento das informações, análise da situação atual, avaliação das alternativas, medir o resultado e implantação da ação;
  11. Leia, estude, pois aprender com os erros dos outros é a forma mais rápida de êxito;
  12. Aprenda a perguntar:
    • Por que
    • O que
    • Como
    • Quem
    • Quando
    • Quanto
    • Onde
  13. A diferenciação é que move uma empresa, procure proporcionar experiências emocionais aos clientes;
  14. Saiba negociar com funcionários, fornecedores e clientes;
  15. Treinamento da equipe é fundamental, desenvolva um sistema de premiação através de pontuação para alguns quesitos de desempenho;
  16. É fundamental conhecer os números do negócio para tomada de decisões;
  17. Não comece a gastar dinheiro sem saber como vai ganhá-lo;
  18. Tudo que não é medido não é gerenciado;
  19. Tenha um rígido acompanhamento do Fluxo de Caixa, considerando como o pulmão da empresa, enquanto que o capital de giro é o oxigênio;
  20. Mesmo tendo lucro, as empresas quebram por falta de dinheiro no caixa (liquidez);
  21. Tenha critério para definir os preços;
  22. Analise produtos, serviços e mercadorias por margem de contribuição.
Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

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