Projeto DSD Consultores

Finanças - 17/06/2009

Por que as empresas não ganham dinheiro?

Ninguém está livre de cometer erros. O segredo, porém, é descobri-los a tempo e ter atitude para resolver problemas.

Acredito que toda empresa, ainda que uma vez, já tenha passado por uma crise, seja ela resultado de descontrole financeiro, investimento errado, falta de controle no estoque, conflito entre sócios, perda de clientes, falta de integração da equipe etc…

Em muitos casos a atitude do executivo é empurrar com a barriga, esperando que um grande milagre ocorra ou consiga um sócio capitalista para cobrir o rombo.

Como as empresas são idealizadas, estruturadas, administradas por pessoas para atender pessoas, é na capacidade de lidar com pessoas que reside o fracasso ou sucesso de um empreendimento.

Vamos estruturar esta linha de pensamento baseado em 03 níveis de pessoas:

1. Empreendedor

Até recentemente as pessoas eram preparadas para vender de 08 a 12 horas diárias dos seus próximos 35 a 40 anos de saúde e disposição em troca de um salário, treinamento, proteção das adversidades, tanto no presente quanto no futuro, e a aposentadoria complementar. E o seu sonho?

Enquanto isso as escolas não ajudam a descobrir os talentos naturais e como usá-los e passam anos ensinando a decorar fórmulas, repetir receitas e a não correr riscos.

Empreender é aprender com os erros, ter experiências próprias, exercitar a criatividade (habilidade de ter ideias e fazer a escolha certa) e inovação (habilidade de colocá-las para funcionar de maneira diferente) para atrair pessoas que valorizam o que sua empresa sabe fazer e pague por isso.

2. Funcionário

As empresas estão perdendo um dos seus principais ativos – o capital humano – com isso perde-se história e conhecimento. Estabeleça os direitos e deveres e tenha uma equipe que perceba que pode crescer e se desenvolver junto com a empresa.

A estratégia da empresa deve ser apresentada à equipe para que tenham uma visão clara do que isso significa para a empresa a longo prazo, cuidando para que cada um desempenhe o papel necessário para que as diretrizes (objetivo + meta + tempo) por departamento sejam alcançadas.

Não adianta só treinamento, é preciso desenvolver uma equipe que pense, execute, resolva e tenha iniciativa, disponibilize informações e estabeleça indicativos para que os funcionários não executem as tarefas de acordo com o seu julgamento pessoal.

Sistema Tradicional
Empreendedor Resolve problema
Gerência Apaga incêndio
Funcionários Sem rumo

 

Sistema Ideal
Empreendedor Estabelece o planejamento
Gerência Define os procedimentos e as diretrizes
Funcionários Resolvem os problemas, de acordo com um método

 

3. Cliente

O maior ativo de qualquer empresa é o cliente que foi obtido pela reputação, atendimento ou referência. É importante entender que a essência de qualquer negócio é servir pessoas para satisfazer uma necessidade, desejo ou desconforto, busque se relacionar com educação e respeito e que apesar de representar o básico, dificilmente são encontradas na maioria das empresas.

Cliente fidelizado volta a comprar o produto ou serviço da empresa e ainda indica para outras pessoas. Isso é o boca-a-boca, uma das ferramentas mais poderosas de marketing. É importante ressaltar que o consumidor não estabelece relação com a empresa, mas com as pessoas que os atendem.

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É fundamental conhecer Os Números do Negócio.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

  • JOÃO BRITO

    Como ex-empresário, eu venho de uma experiência muito chata. Eu fazia parte de uma empresa que comigo eramos quatro sócios. Por questa de inadiplencia, o capital de giro da empresas acabou.

    Como diretor financeiro da empresa, alertei o grupo várias vezes.

    Terminei por deixa uma frase consignada, na espera de retorno, mas não houve.
    “A EMPRESA COMPRA MAL, VENDE MAL E RECEBE MUITO MAL” A diretora comercial não gostou.

    Terminei por fazer um acordo e sai da empresa.

  • Reinaldo

    Caro amigos a planilha fluxo de caixa que voces colocaram a disposição e muito simples
    de operar e de otima aceitação gostaria de saber de voces quando acabar as cinco planilha que
    o programa disponibiliza como faço para dar continuidade aos outros lanchamentos dos outros
    meses gostaria que voces me envia-se esta solução.
    grato pela atencção de voces.

    • Francisco

      Reinaldo,
      Esta planilha que você baixou e está utilizando é para um mês, são cinco planilhas ou seja uma para cada semana. Faça uma cópia, dessa planilha dentro do próprio documento para utilizar no mês seguinte ou quantas cópias você quiser para os próximos meses.

  • SUELY

    GOSTEI MUITO DAS DICAS,VENHO PESQUIZANDO PELA INTERNETE COMO POSSO MELHORAR A EMPRESA QUE TRABALHO.
    E MUITO DO QUE LI ESTA ACONTECENDO NA EMPRESA.

  • Meus sinceros parabéns por toda informação disponível. São tão importante que nos fazem refletir e enxergar rapidamente onde estão os nossos erros administrando a nossa empresa. Fico feliz de saber que a vossa consultoria é de grande valor. Ficarei atento para vossos cursos e assim que eu tiver uma oportunidade, vou pra São Paulo para um de vossos cursos….

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