Projeto DSD Consultores

Planilha de Fluxo de Caixa

Um importante controle financeiro que deve ser usado para administrar a liquidez da empresa.

Toda empresa precisa estabelecer um controle financeiro operacional eficaz, independente do ramo de atividade, porte ou setor de atuação, para garantir que tenha liquidez e possa honrar com seus compromissos financeiros. Por este motivo, utilizar uma planilha de Fluxo de Caixa é essencial no dia a dia do empresário.

O que o Fluxo de Caixa apresenta não é o lucro do negócio, mas o registro e controle de quanto e quando o dinheiro entrou e saiu do caixa e as projeções futuras das entradas e saídas de dinheiro em um determinado período de tempo (diário, semanal, mensal).

Planilha de Fluxo de Caixa Excel

Para ajudá-lo a controlar as finanças da sua empresa, a Projeto DSD Consultores disponibilizou uma planilha de Fluxo de Caixa (diário) que lhe permitirá administrar adequadamente a liquidez da sua empresa. Esta planilha está estruturada em contas e subcontas para facilitar a análise e a compreensão do Fluxo de Caixa.

A Planilha de Fluxo de Caixa poderá ser utilizada gratuitamente, no formato em que está. Ela foi elaborada de forma a permitir que você inclua e/ou modifique as contas gerenciais sugeridas. Assim você poderá ajustá-las às necessidades do seu negócio para lançar os valores das contas a receber e a pagar e gerenciar as finanças através da análise do previsto x realizado. Ressaltamos, porém, que a Projeto DSD Consultores não pode ser responsabilizada, em qualquer hipótese ou circunstância, pela utilização desse arquivo.


 

O objetivo deste controle com a planilha de Fluxo de Caixa é manter no saldo disponível um nível de dinheiro (liquidez) que permita saldar os compromissos assumidos, sem a necessidade de atrasar pagamentos a fornecedores, instituições financeiras ou fisco, fazer aporte de capital, vender parte do imobilizado, antecipar cheques, cartões de crédito e duplicatas, recorrer a empréstimos de terceiros ou utilizar cheque especial, pois os juros praticados atualmente são muito altos.

Este é o caminho mais indicado para quem busca uma maneira efetiva de controlar suas finanças. Ao ter uma visão geral da sua movimentação financeira e controlar diariamente as entradas e saídas de dinheiro do caixa, você poderá evitar gastos indevidos e estará apto a tomar decisões que contribuam para a liquidez do seu negócio.

Se a situação financeira da sua empresa não for das melhores neste momento, não se culpe! Existe uma questão cultural em nosso país que dificulta a trajetória de quem decide ter seu negócio próprio. Isso porque nós não tivemos uma alfabetização financeira em casa, muito menos na escola. Mas é fundamental que você encare essa dificuldade como um desafio a ser enfrentado e se disponha a aprender mais sobre finanças para garantir a sobrevivência no mundo dos negócios.