Projeto DSD Consultores

Administração - 29/12/2011

Como adequar seu planejamento de vida à realidade da sua empresa

Muitas vezes os problemas nos consomem e esquecemos do que realmente é importante.

A preocupação com as questões que surgem em nosso caminho muitas vezes nos consomem, impedindo-nos de fazer um planejamento adequado conforme a análise do todo e desviando o foco do que realmente é importante.

Somos consumidos pelos problemas da empresa e esquecemos do nosso sonho.
Somos consumidos pelos clientes e esquecemos da nossa equipe.
Somos consumidos pelo trabalho e esquecemos da nossa vida.

Você gosta do seu trabalho? Se a resposta for negativa repense a sua vida profissional, você está perdendo a coisa mais importante da sua vida – o tempo. Se a sua resposta for afirmativa, mas você acha que trabalha demais, tenha uma válvula de escape: busque melhorar a sua qualidade de vida, priorize a si próprio, procure descobrir o que você gostaria de fazer com a família, amigos ou até sozinho na busca do equilíbrio entre a mente, corpo e espírito.

A realidade do dia a dia dos negócios impõe obstáculos que por vezes parecem intransponíveis. Comece avaliando se você não está assumindo responsabilidades de outros. Em muitas ocasiões é necessário dizer não de maneira educada e firme e procurar descobrir o que você quer de verdade.

Talvez a sua família esteja vivendo um padrão de vida que a empresa não consiga suportar. É necessário entender que o caixa da empresa não pode ser confundido com a conta corrente da família.

Priorize as necessidades familiares, liste as despesas, negocie (cheque e cartão), corte o máximo possível os gastos e suspenda temporariamente novos investimentos.

Faça um planejamento e estabeleça uma forma de resolução de problemas

Pensar

  • Analisar as informações, fatos
  • Entender o problema
  • Estabelecer uma diretriz (objetivo + meta + tempo)

Agir

  • Executar um Plano de Ação para atingir o objetivo

Medir

  • Avaliar o resultado financeiro alcançado conforme o planejamento que foi feito (meta) e o tempo gasto. Caso dê errado, volte para o pensar; caso contrário, vá para a próxima etapa.

Padronizar

  • Registrar as rotinas da solução obtida, treinar as pessoas e dar continuidade a este ciclo sempre (melhoramento contínuo).
Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

mautic is open source marketing automation