Administração, Finanças - 07/03/2012
Os Pecados Capitais na Gestão de Negócios
Conheça as prováveis causas de uma empresa não conseguir honrar seus compromissos financeiros.

É fundamental identificar os erros na gestão de negócios e saber o que fazer para evitá-los ou consertar o seu estrago!
Se a empresa não consegue honrar os pagamentos dos seus custos / despesas na data de vencimento, atrasa pagamentos a fornecedores, instituições financeiras ou fisco, faz aporte de capital, vende parte do imobilizado, antecipa cheques, cartões de crédito e duplicatas, recorre a empréstimos de terceiros ou utiliza cheque especial, é fundamental saber onde está, onde quer chegar e de que forma.
Possíveis causas dos problemas na gestão de negócios:
- A operação teve inicio sem um plano de negócios;
- Operação não gera lucro;
- Falta um planejamento, controle e análise financeira;
- Não se conhece os custos e despesas;
- Despesas administrativas / financeiras elevadas;
- Dificuldades para estabelecer o preço de venda;
- Não sabe calcular o capital de giro necessário;
- Não mensura resultados;
- Inadimplência alta;
- Não dispõe de um plano de contas gerencial (não tributário) que identifique e agrupe as principais contas da empresa para registrar as entradas e saídas de dinheiro com precisão;
- Imagina que é difícil (ou impossível) elaborar um fluxo de caixa;
- Acredita que o saldo do caixa no final do mês é o lucro da empresa;
- Não é feito um planejamento (orçamentário e de fluxo de caixa);
- Não conhece o ponto de equilíbrio (competência e caixa);
- Não é feita uma reserva de capital para despesas eventuais;
- Não acompanha sistematicamente a relação lucro x caixa;
- O custo da mercadoria vendida, custo do produto ou custo do serviço não é calculado corretamente;
- Investimento inadequado, aumentando o nível de endividamento;
- Compras incompatíveis com as vendas, imobilizando recursos no estoque;
- Não faz inventários periódicos para valorizar o estoque;
- O giro de estoque não é avaliado;
- Não é feita uma projeção de vendas por margem de contribuição;
- Aumento no prazo de vendas para aumentar participação no mercado;
- Diminuição das vendas, por concorrência ou sazonalidade;
- Diferença nos prazos médios de pagamentos e recebimentos;
- Diferencial é só preço;
- Trata todos os clientes da mesma forma, falta uma política de fidelização;
- Mistura das contas da empresa com as contas particulares, inclusive com cartões de crédito pessoal e transferência de contas (pessoa física / pessoa jurídica);
- Faz retirada avulsa do caixa da empresa durante o mês, de acordo com sua necessidade particular;
- Distribuição de lucros em valores incompatíveis com a geração do caixa;
- Baixa ocupação do ativo fixo;
- Falta uma boa infraestrutura de informação;
- Falta uma equipe que pense, execute, resolva e tenha iniciativa;
- Falta de comunicação entre a direção e a equipe;
- Falta foco, não se estabelece diretrizes;
- O cenário da economia não é avaliado constantemente;
- Desconhecimento dos aspectos fiscais e tributários;
- Repetição dos erros, não procura descobrir a origem;
- Improvisa muito, planeja pouco;
- Excessiva dependência de pessoas chaves;
- Utilização de truques, macetes e artimanhas.