Projeto DSD Consultores

O que é Fluxo de Caixa

É o registro e controle de quanto, quando e em que conta o dinheiro entrou e saiu e as projeções futuras.

Solução ao seu alcance

Já aconteceu de você ficar preocupado com as vendas e depois perceber que, mesmo vendendo bastante, a empresa continuou com problemas para pagar as contas (falta de liquidez)? Ou de ter feito novos investimentos com um dinheiro a mais que entrou no caixa sem se dar conta de que precisaria desse valor posteriormente?

Se o seu empreendimento estiver em “maus lençóis” e você estiver “apanhando” para resolver a situação, não se culpe e vá à luta! Nós, brasileiros, não tivemos uma alfabetização financeira em casa e muito menos na escola, então é natural essa dificuldade. Mas para que seu negócio sobreviva é preciso começar a aprender e “virar esse jogo”.

O primeiro passo é entender o que de fato acontece em seu empreendimento. Você precisa ter o controle de toda a movimentação financeira da empresa, ou seja, saber exatamente o que entra e o que sai do seu caixa (valor, em que conta e data).

A partir dessas informações você terá condições de fazer uma previsão das entradas e saídas dos próximos dias, semanas ou meses, avaliar a necessidade de capital de giro e se organizar para mudar a trajetória, caso seja necessário.

“O que quebra uma empresa não é o seu prejuízo, mas a falta sistemática de dinheiro no caixa.”

Francisco Barbosa Neto – Diretor DSD Consultores

Como organizar essas informações?

A melhor forma de se organizar para ter o controle do dinheiro da sua empresa é através do Fluxo de Caixa.

O ideal é que seja feita uma projeção de alguns meses,  na elaboração do seu Fluxo de Caixa, para você ter uma visão clara da situação e evitar surpresas desagradáveis.

Com a utilização do Fluxo de Caixa você saberá:

  • Quanto dinheiro entra e sai da empresa em um determinado período de tempo
  • Controlar os gastos por cada conta gerencial
  • Manter a quantidade adequada de dinheiro em caixa (nível de liquidez) para que seja possível pagar as contas sem precisar atrasar ou recorrer a empréstimos e outros recursos com juros altos
  • Verificar a existência de concentração de pagamentos e recebimentos
  • Conhecer previamente a necessidade de capital de giro
  • Qual a melhor data para repor o estoque e fazer investimentos
  • Avaliar a política de prazos de pagamentos e recebimentos

Como utilizar o Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa pode ser elaborado a partir de planilhas em Excel, que cumprem bem a função de ajudar no controle das finanças, ou através de sistemas online, que oferecem diversos recursos para facilitar a utilização e a análise das informações.

É importante que o seu Fluxo de Caixa tenha um plano de contas gerencial, controle de contas a receber e a pagar, projeção de vendas, perfil das entradas e previsão de contas a pagar.

Faça o acompanhamento dos saldos disponíveis e a conciliação bancária todos os dias e, posteriormente, você poderá comparar o previsto com o realizado, para saber se o que foi planejado está funcionando e se há necessidade de mudar o percurso.

Dessa maneira ficará muito mais fácil administrar suas finanças e ajustar o rumo da sua empresa.

Planilha de Fluxo de Caixa em Excel

Agora que você já sabe o que e como fazer para reerguer o seu negócio, siga em frente e “ponha a mão na massa”! Para ajudá-lo nessa tarefa disponibilizamos uma planilha de Fluxo de Caixa (diário) em Excel. Faça o download grátis e bons negócios!


 

Obs: A planilha de Fluxo de Caixa em Excel é disponibilizada gratuitamente. A Projeto DSD Consultores não pode ser responsabilizada, em qualquer hipótese ou circunstância, pela utilização desse arquivo.

Sistema Fluxo de Caixa Online

Você precisa de uma ferramenta simples e prática para administrar os recursos financeiros da sua empresa? Experimente o Sistema Fluxo de Caixa Online. É rápido, seguro e sem complicação.

mautic is open source marketing automation