Logo Projeto DSD Consultores

Administração, Finanças, Fluxo de Caixa - 22/03/2019

O poder da mentoria financeira em seu negócio

Como a mentoria financeira pode ajudar você a aproveitar o seu potencial e tirar a empresa do buraco.

Mulher em mentoria financeira vendo tablet do mentor

Um dos principais motivos de existir tantos empreendedores brilhantes com dificuldades financeiras, no Brasil, é que, apesar de serem especialistas no que fazem, sabem pouco sobre os números do negócio. Mas se obtiverem auxílio de uma mentoria financeira e tiverem atitude, encontrarão o caminho das pedras e sairão do buraco!

O que é mentoria financeira

Vamos começar com a definição de mentor. Trata-se de um especialista em determinada área, que utiliza seu conhecimento e experiência para ajudar empreendedores na gestão do negócio. Logo, mentoria financeira é o suporte sob medida para que o executivo ou gestor entenda o que está dando errado e o que precisa ser melhorado.

Esse processo é feito através de três importantes etapas: aprendizagem de conceitos, identificação da causa dos problemas e implementação de práticas de gestão financeira. Com estas etapas da mentoria financeira, o empreendedor ganhará uma experiência que o ajudará a não perder mais dinheiro no negócio.

Abrir caminhos através do conhecimento

O que muitos empreendedores custam a perceber, quando enfrentam problemas financeiros, é que a causa está dentro do negócio. Mas, em vez disso, esperam “que as coisas melhorem” com mudanças na economia brasileira, diminuição dos juros, novas oportunidades… E continuam cometendo os mesmos erros, sem notar o que está havendo, de fato.

É claro que as questões externas impactam nos negócios, mas geralmente não é este o motivo da falta de dinheiro! Por isso parece tanto que a situação nunca melhora! Entretanto, para fazer dar certo, é preciso, inicialmente, olhar e compreender os números do negócio.

Como existe um estereótipo cultural de que finanças são um bicho de sete cabeças, é natural a necessidade de ajuda. Assim, ao trabalhar em conjunto com a mentoria financeira, você aprenderá técnicas simples de organizar e avaliar as finanças.

Identificar a real causa dos problemas

Após compreender os conceitos básicos de finanças que regem o seu negócio, com o auxílio de seu mentor, e estabelecer uma rotina diária de controle através de um Fluxo de Caixa, você conseguirá identificar a real causa dos problemas financeiros que tem enfrentado para atingir um determinado objetivo.

Independentemente de qual seja o tipo do seu negócio, ao descobrir para onde está indo o dinheiro do negócio e porque tem faltado para pagar as contas, você automaticamente já saberá o que fazer para resolver o problema. Seja por ter estoque parado, por não ter as datas de pagamento e recebimento conciliadas, dívidas com juros e afins.

Pois com o suporte da mentoria financeira, você saberá exatamente como salvar o negócio e não mais perder dinheiro. Consequentemente estará apto para gerir as finanças com praticidade, garantindo que não terá surpresas indesejadas em situações futuras.

Realizar através de práticas de gestão financeira sob medida

Mas, para que tudo isso funcione, é importante pôr a mão na massa e ousar, acreditando em si mesmo. Por isso, em nossa mentoria financeira você não aprende apenas conceitos de finanças, mas conceitos de vida que o impulsionarão.

Pois, com as práticas de gestão financeira apresentadas, você começará a enxergar novas possibilidades, tomar decisões acertadas e se estabilizar financeiramente.

Então o que você almeja deixará de ser um sonho, para tornar-se a realização de um promissor projeto de vida. Porque com o seu empenho e o suporte da mentoria financeira você terá adquirido o poder de criar cenários, aproveitar o seu potencial e abrir novos caminhos para o seu negócio.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.