Projeto DSD Consultores

Administração, DSD, Finanças, Fluxo de Caixa - 21/05/2018

A importância do Fluxo de Caixa

Falta dinheiro para pagar as contas do dia a dia? Mude a situação do seu negócio com o fluxo de caixa!

A empresa está alcançando as metas de venda, a contabilidade informa que a operação está gerando lucro, mas frequentemente falta dinheiro para pagar as contas do dia a dia? Cuidado! Sua empresa pode estar quebrando por falta de um Fluxo de Caixa que mostre a verdade sobre a liquidez do seu negócio!

E se você olhar em volta vai perceber que essa é a realidade de grande parte dos empresários. Sabe por quê? Simples! O empresário brasileiro não recebeu educação financeira na escola e em seu lar. Em um país onde os professores aprenderam em um modelo velho (decorar fórmulas prontas) e precisam ensinar de modo novo (pensar e criar cenários), é natural que a gestão financeira seja encarada como um desafio para muitos.

Mas, diferente do que a maioria imagina, planejar, controlar, avaliar e entender os números do negócio não é algo tão difícil. Com a atualização diária de um Fluxo de Caixa bem elaborado é possível saber quanto entra e sai do caixa, de onde vem e para onde vai o dinheiro, quando e porquê. Além disso, o Fluxo de Caixa possibilita uma visão real da liquidez do negócio, a partir do comparativo entre o previsto e o realizado para cada conta e sub-conta gerencial das entradas e saídas, e com o Demonstrativo de Resultado (DRE) sabemos se a operação teve lucro ou prejuízo.

Essas são informações imprescindíveis para evitar cair na armadilha da “fábrica de dinheiro”, como: cheque especial, empréstimo, antecipação de recebíveis etc… e direcionar as decisões para evitar imprevistos no futuro. Sabendo o que aconteceu e o que provavelmente acontecerá, em relação às entradas e saídas de dinheiro, podem ser feitos ajustes durante o percurso, como, por exemplo, programar os pagamentos em datas próximas aos recebimentos, para garantir que terá o dinheiro disponível quando preciso, evitando gerar juros.

O fato é que, sem o devido controle, é muito comum que os empresários não saibam como o lucro e a liquidez se relacionam, como gerar recursos para o financiamento das suas operações e como determinar o capital de giro necessário. Acredite, faça de forma diferente e muito provavelmente você vai encontrar o caminho para reverter a situação e mudar a história do seu negócio.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

mautic is open source marketing automation