Projeto DSD Consultores

Brasil, Dívida Pública, Finanças, Fiscal Tributária, Fluxo de Caixa - 12/04/2016

Fluxo de Caixa para eliminar a falta de dinheiro

É preciso aprender a olhar para dentro do negócio e ter um controle adequado das finanças através do Fluxo de Caixa.

Você já reparou que muitos empresários brasileiros, especialmente, de pequenas e médias empresas, enfrentam dificuldades parecidas em seu negócio? Na maioria das vezes sofrem com a falta de dinheiro para pagar as contas no dia a dia, assumem posturas semelhantes diante dos problemas e acabam caminhando para o mesmo fim.

E por que será que existe tanta similaridade entre esses empresários? Há quem diga que a responsável por esse insucesso é a crise econômica e política do país. Mas, convenhamos, fica confortável “terceirizar” o problema, deixando a cargo do governo uma responsabilidade que, no final das contas, é de cada empresário!

Que o país está em crise e que o governo não tem ajudado, é uma verdade, mas não é por isso que as empresas estão quebrando. O problema é mais profundo e mais antigo que a crise! A primeira questão é que no Brasil não é ensinado educação financeira para os jovens nas escolas e nem em casa. As pessoas são levadas a decorar fórmulas, não a pensar. São induzidas a seguir determinados padrões e não aprendem a gerir um negócio. Com isso, perdem dinheiro esperando que a solução para os problemas financeiros venha de fora da empresa.

Por mais difícil que esteja a situação econômica do país, todo empresário tem condições de controlar as suas finanças e fazer a diferença em seu mercado se buscar a solução dentro da sua própria empresa. Para isso, é necessário entender: o que quebra uma empresa não é o seu prejuízo mas a falta sistemática de dinheiro para pagar os compromissos já assumidos. Para controlar esta situação (liquidez) a ferramenta mais adequada é o Fluxo de Caixa.

Portanto, independentemente de qual seja a situação atual da sua empresa, se você não tiver um controle efetivo das suas finanças, recomendo que pesquise mais sobre o assunto e reveja seus conceitos, pois seu negócio certamente está vulnerável e pode já estar em risco! Buscar informação e implantar em sua empresa um Fluxo de Caixa que funcione não é uma opção, mas uma necessidade! Esse é o único caminho para sair do círculo vicioso da falta de dinheiro e garantir a sobrevivência do seu negócio apesar das adversidades de um mercado em crise.

Para saber como implantar o Fluxo de Caixa e deixar de perder dinheiro no seu negócio, entre em contato por e-mail (francisco@projetodsd.com.br) ou telefone (11-5542-7886).

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.