Projeto DSD Consultores

Administração, Finanças, Fluxo de Caixa - 20/03/2018

Crenças da infância x números do negócio

Entenda os números do negócio e não deixe que os nãos da sua infância o impeçam de dizer sim ao seu sonho.

Depois de enfrentar muitos desafios você conseguiu montar sua empresa, começou a sentir o gosto da realização do seu sonho, mas, de repente, passou a faltar dinheiro e o sonho tornou-se um pesadelo?

Essa é a realidade de muitos empresários brasileiros que não conhecem os números do negócio e ficam presos em crenças plantadas na infância, que os impedem de ultrapassar a barreira do desconhecido para levar adiante os seus sonhos.

 

Influência das crenças da infância no negócio

Isso aconteceu com Lucas, que desde cedo sonhava em ter seu próprio negócio, mas sempre ouvia de seus pais para deixar de lado essa ideia de montar empresa, pois “só se pode conquistar as coisas se tiver dinheiro” e “só se tem dinheiro se a família for rica”, o que não era o caso.

Mas o sonho de Lucas ainda falava mais alto, então ele prosseguiu e montou sua revendedora de peças automotivas. Ele venceu a primeira barreira das crenças da infância e até conquistou o respeito e admiração dos pais ao remar contra a maré e chegar onde almejava.

Só que menos de um ano depois de abrir a empresa o negócio começou a perder força e as dívidas passaram a preocupá-lo. Lucas investiu em propaganda, abaixou os preços e atraiu uma nova clientela. Com um volume maior de vendas, esperava que a situação melhorasse. Mas isso não aconteceu! Quanto mais ele vendia, maior ficava o buraco no caixa.

E, diante desse problema, as vozes do passado vieram com força, “lembrando-o” de que “ele não devia ter montado a empresa”, porque “ganhar dinheiro é para poucos”. Um sentimento de culpa e de derrota o deixou deprimido e Lucas passou a dar ouvidos a essas “vozes” do seu passado. Estava pronto para largar tudo! Desistir de seu sonho e voltar à vida pacata de antes, sem grandes conquistas.

A verdade dos números do negócio

Você já se sentiu assim? Foram plantados tantos conceitos fechados e pouco construtivos na mente de Lucas que, mesmo tendo opinião própria e vontade de crescer, na hora da dificuldade essas crenças gritavam na mente e o bloqueavam.

Na verdade, enquanto Lucas alimentava a crença de que não era capaz de fazer o seu negócio prosperar, a revendedora estava perdendo dinheiro por sua falta de conhecimento dos números do negócio. O preço das peças não cobria as despesas, o estoque mantinha produtos com pouca saída parados, os bancos apagavam seus incêndios a juros altíssimos e as vendas a prazo e retiradas de dinheiro sem planejamento deixavam buracos no caixa em dias de pagamento.

É hora de ouvir a voz do seu sonho

Mas baseado em quê essa crença é verdade? Considerando que cada indivíduo é dono de sua própria história, capaz de estudar, formar opinião e se desenvolver a cada dia, o que o impede de dar ouvidos à voz do conhecimento e do seu sonho e se permitir a superação?

As crenças da infância não são a verdade do mundo e dos negócios. A verdade é que o empresário brasileiro não teve educação financeira e não foi preparado para gerir um negócio. E, ao tomar consciência disso, é possível aprender e se reinventar!

Assim, é necessário prover uma nova visão de negócio através dos números da empresa e entender qual é o seu propósito. Porque o negócio é o que você faz para servir. E você só sabe o que está servindo se souber avaliar os números do negócio.

Portanto, não deixe que os nãos da sua infância o impeçam de dizer sim para o seu sonho. O primeiro passo você já deu, ao aceitar o desafio de empreender. Agora é só continuar essa história, buscando a informação que você precisa para entender os números do negócio e fazer desse desafio a grande conquista da sua vida.

Escrito por:
Francisco Barbosa Neto

Diretor da DSD Consultores, iniciou sua atividades em 1989 com atuação em Gestão Empresarial. Como consultor, tem ajudado as pessoas a não perderem dinheiro com o seu negócio, mostrando uma nova maneira de pensar, agir e medir com relação à gestão financeira.

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